Você está aqui: Página Inicial > ASSUNTOS > Acesso, Permanência e Evasão

Acesso, Permanência e Evasão

O Grupo de Trabalho de Acesso, Permanência e Evasão na Unespar, (GT – APE) formado por membros de todos os campi (PORTARIA 230/2017 –REITORIA/UNESPAR (Alterada pela Portaria 906/2017 – REITORIA/UNESPAR) , tem por objetivo discutir temas relativos ao acesso, à permanência e à evasão na Unespar com vistas à proposição de ações que possam melhorar, em alguma medida, a qualidade dos cursos de graduação da universidade. No final de 2017, realizamos uma pesquisa com estudantes dos primeiros anos de graduação de todos os campi para tentarmos compreender as principais hipóteses pelas quais ocorre a evasão na Unespar. Estamos agora tabulando os dados e, na sequência, produziremos um relatório sobre esses primeiros dados, documento que será posteriormente discutido com toda a comunidade acadêmica com a mediação dos membros do GT-APE nos campi da Unespar.

Concomitante à produção do relatório, iniciamos agora uma segunda ação diagnóstica: a etapa de coleta de dados dos/as estudantes evadidos/as dos primeiros anos. Nosso objetivo é o de questionar estudante evadidos/as da primeira série dos cursos sobre as causas reais para a descontinuidade do curso. Para tanto, pedimos a ajuda dos/as coordenadores/as de cursos para nos informarem, por meio de um formulário específico, alguns dados dos/as estudantes desistentes para que possamos entrar em contato com eles/elas de modo a verificarmos, caso a caso, os motivos que geraram a evasão.

Ressaltamos que, para além das questões pedagógicas relacionadas à evasão, nossas ações também respondem às intensas cobranças externas feitas às universidades, quando dos pedidos de renovação de reconhecimento de cursos e de perícias de cursos, acerca de políticas de acompanhamento da evasão.

Clique aqui para acessar o formulário de coleta de dados dos estudantes evadidos dos primeiros anos