Você está aqui: Página Inicial > ASSUNTOS > Graduação > Divisão de Apoio aos Cursos

Divisão de Apoio aos Cursos

Responsável por apoiar e subsidiar a Diretoria de Graduação em questões de interesse do ensino de graduação, acompanhando a execução das normas aprovadas nos Conselhos e as exaradas por meio de instruções da PROGRAD; colaborar com os encaminhamentos das ações do planejamento da PROGRAD, tendo em vista a qualidade dos cursos de graduação em seus diversos aspectos: projetos, programas e atividades de apoio à graduação; apoio e assessoramento aos serviços técnico-burocráticos da Pró-reitoria.

Reestruturação de Cursos - PPC (2015-2018) - Processo Encerrado

Renovação e Reconhecimento dos Cursos

Reestruturação e Alteração Curricular

Orientações Gerais

Cursos Bacharelado

Programa de Avaliação Diagnóstica do Ensino Remoto Emergencial

O programa, de iniciativa da PROGRAD, teve como objetivo melhorar os processos de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) considerando o Ensino Remoto Emergencial, vivenciado no período pandêmico promovendo o compartilhamento de experiências e a produção de conhecimento entre os pares.

Discussões Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019

Discussões acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

A Prograd juntamente com o Fórum de Políticas Educacionais da Educação Superior organizou um arquivo, com os principais pontos/mudanças trazidas pela 02/2019, tendo como intenção a discussão e análise dos cursos implicados pela Resolução. Acesse o arquivo clicando aqui.

Em Colóquio Internacional Poéticas do Aprender: (im)possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia, também trouxe discussões acerca da Resolução 02/2019, realizado no dia 10 de novembro de 2021, com a participação da Profa. Dra. Marlete dos Anjos Silva Shafratti (UNESPAR) e Profa. Dra. Carolina Romano (UNESP), com mediação do Prof. Dr. Thulho Siqueira (IFRN) na Mesa de Conversa: BNCC e BNC Formação: implicações para o ensino de Artes Cênicas, está disponível clicando aqui.
          Acesso ao arquivo de Apresentação UFRN.

O evento “Parada do Campus de União da Vitória” em mobilização contra a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, realizado pelo Campus de União da Vitória no dia 22/09/2021, o Prof. Dr. Nilson Cardoso preferiu a palestra intitulada: “A BNC-F e atuais DCN`s da formação de professores: Há algo de novo?” Acesse conferência clicando aqui.

Acesso ao arquivo BNFC Ovo da Serpente.

No evento de (Re)Abertura do Fórum de Graduação da Unespar, intitulado “Bacharelados e Licenciaturas em perspectiva”, realizado de 20 a 25/05/2021, a  palestra intitulada “Políticas para a formação docente no Brasil: dilemas e perspectivas” ministrada pela Prof. Dra. Helena Costa Lopes de Freitas discute as implicações da Resolução 02/2019. Acesse a palestra clicando aqui.

Para dúvidas e/ou consulta à esta divisão acesse aqui.