Língua Portuguesa
E-book Caderno de Atividades FTM - Língua Portuguesa 3ºano
Clique aquiO objetivo do presente caderno de atividades é apresentar as propostas didáticas desenvolvidas no âmbito da disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Língua Portuguesa e Literatura Infantil no ano de 2021. Todas as propostas foram desenvolvidas com base na metodologia das três etapas de leitura: Pré-leitura, leitura e pós-leitura (Santos et al, 2011) e respaldadas no trabalho com uma leitura que promova a interação entre autor-texto-leitor (Koch&Elias, 2008), a fim de formar leitores críticos. As propostas são desenvolvidas para alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental e tomam como ponto de partida textos pertencentes aos seguintes gêneros: carta, conto, crônica e fábula. Essas atividades objetivam desenvolver a competência leitora dos alunos, através do ensino de diferentes gêneros textuais. Além disso, é estimulado a reflexão sobre a gramática com centralidade no texto e o gosto pela leitura.