Você está aqui: Página Inicial > ASSUNTOS > Notícias > Ampliação de bolsas

Ampliação de bolsas

A Diretoria Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou, nesta sexta-feira, dia 1 de setembro, o aumento no número das bolsas destinadas aos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Ao todo, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) receberá mais 30 bolsas, que serão distribuídas da seguinte maneira:

• Pibic – de 27 para 33;
  • Pibic-Af – de 2 para 25;
  • Pibiti – de 3 para 4.

Segundo a diretora de Pesquisa, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Thais Gaspar Mendes da Silva, a expansão no quantitativo de bolsas foi pautada nas avaliações dos Comitês de Julgamento dos Programas e retrata o reconhecimento do CNPq quanto ao aprimoramento da pesquisa acadêmica na Unespar. “Ademais, a ampliação significativa para o Pibic-Af, voltado aos beneficiários de políticas de ações afirmativas possibilita o acesso e integração dos grupos historicamente excluídos ao ambiente acadêmico e à cultura científica”, afirma Thais.

Para a reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino, “o aumento na concessão de bolsas, em especial as indicadas para as ações afirmativas vêm ao encontro das medidas em curso para atender aos estudantes da Unespar, bem como confirma os indicativos de que teremos novos olhares do governo em prol do desenvolvimento da ciência, tão importante para as universidades”.

Em virtude do aumento no quantitativo, a PRPPG lançará em breve novas concessões de bolsas aos/às aprovados/as pelo Edital 021/2023 - PRPPG/Unespar e abertura de processo seletivo institucional, específico para as bolsas Pibic-Af. Acompanhe o site prppg.unespar.edu.br, pois todos os editais serão divulgados por lá