Você está aqui: Página Inicial > ASSUNTOS > Notícias > Votação para garantir financiamento e fortalecimento das Universidades Públicas

Votação para garantir financiamento e fortalecimento das Universidades Públicas

O Plano Plurianual Participativo (PPA) está com votação aberta para a escolha de Programas do Governo Federal. No eixo Educação, o presidente da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores da Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Odilon Máximo, conseguiu, dentro do II Fórum Interconselhos, em Brasília, a inclusão da proposta que visa garantir financiamento para a assistência estudantil e para projetos de fornecimento das universidades públicas federais, estaduais e municipais, como prioridade do Grupo de Trabalho de Educação. No entanto, para a efetivação da proposta, é necessária a legitimação popular por meio de votação.

Odilon ressalta que "com a adesão ao Sisu, as universidades públicas passaram a receber alunos de diversas unidades da Federação criando uma necessidade de atendimento às demandas de moradia, alimentação e permanência desses discentes. Além disso, as políticas de ações afirmativas elevaram o número de alunos de vulnerabilidade social e econômica nas universidades. Nesse sentido, é preciso ser fortalecido do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (PNAEST) e outros programas voltados ao atendimento das populações negras, indígenas, Lgbtqiap+ nas IES publicas".

Assim, é necessário que a população brasileira participe votando e contribuindo com a inclusão dessa pauta na elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027, do Governo Federal. A votação vai até o dia 14 de julho e deve ser feita através do link abaixo:

PARA VOTAR CLIQUE AQUI

A Plataforma terá o login único e todos e todas podem participar com o cadastro da ferramenta GOV.BR.

A reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Salete Machado Sirino, ressalta a relevância das reuniões realizadas em março deste ano, em Brasília, entre as Reitoras e Reitores de Universidades Estaduais e Municipais que integram a Abruem, com três ministérios e com o vice-presidente da República, tendo dentre as pautas, a Assistência Estudantil. As reuniões ocorreram com a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, com o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e com o Ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência, Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Salete salienta que “esta demanda é fundamental para fortalecer as ações de acesso e permanência de estudantes das Universidades Municipais e Estaduais Públicas".