Você está aqui: Página Inicial > ASSUNTOS > Notícias > Proposta Vestibular 2024

Proposta Vestibular 2024

Com a finalização dos processos seletivos de ingresso 2023 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a coordenadora da Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV), Áurea Andrade Viana de Andrade, atendendo solicitação da reitoria, visitou os campi da Unespar com a finalidade de promover um diálogo sobre a ocupação de vagas pelo vestibular com as direções e vice-direções dos campi, direções de Centros de Áreas, coordenações de cursos, coordenações locais de vestibular e representação estudantil.

Diante das discussões e com o aval da reitora da Unespar, a CCCV está propondo, para ser analisado e deliberado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), um novo formato para o vestibular de 2023, ingresso 2024, com duas formas de avaliação, divididas em dois grupos, Grupo I e Grupo II. A adesão a um dos dois grupos será feita por decisão dos colegiados, ou seja, cada curso escolherá uma das duas modalidades para classificação dos seus ingressantes.

a) Grupo I - Prova objetiva de múltipla escolha e Prova de Redação.

b) Grupo II - Prova de Redação.

Segundo a coordenadora da CCCV, “a iniciativa se deu em razão de não haver, até o momento, consenso na comunidade acadêmica, entre os que defendem o vestibular tradicional e os que desejam simplificar, com apenas a prova de redação. Como a Unespar é multicampi, multirregional, com realidades distintas, esta foi uma forma encontrada para atender a todos(as) e para servir como um “projeto piloto” institucional.

Durante a visita aos campi, também foi apresentado o histórico da cobrança da taxa desde o primeiro vestibular unificado de 2014 até o último processo. O valor da taxa inicial era de R$ 80, sofrendo correção com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) até 2019 com o valor de R$ 110.

No primeiro ano da pandemia, em 2020, a taxa de inscrição foi isenta pelo Conselho de Administração e Finanças (CAD) e o processo do vestibular foi subsidiado 100% pela Universidade. Em 2021, a taxa foi de R$ 50, havendo subsídio de 55% pela Unespar, como forma de incentivo à participação dos(as) candidatos(as). Com o retorno do vestibular tradicional, em 2022, o CAD aprovou a taxa do vestibular em R$ 100, com subsídio de 10% pela Unespar. Parte da comunidade acadêmica defende a gratuidade da taxa, pois a cobrança restringe o acesso. Há também aqueles(as) que consideram que a cobrança de um valor mínimo seria uma boa opção, tendo em vista o perfil socioeconômico dos(as) candidatos(as). Outros acreditam que a taxa deve ser atualizada com base no IPC, sem subsídios da universidade, considerando que historicamente a taxa para inscrição no vestibular sempre foi abaixo da média das demais IES públicas estaduais do Paraná e as despesas não devem ser custeadas pela Universidade.

Para a reitora, Salete Machado Sirino, a Unespar é, entre as universidades públicas estaduais, a que mais subsidia a taxa de vestibular, confirmando sua característica inclusiva e preocupada com as condições de acesso ao ensino superior de qualidade. Nesse sentido, expressa sua disposição em ouvir as demandas e apresentá-las para deliberação dos Conselhos Superiores.

Diante das discussões, a CCCV encaminhará para ser avaliado pelo CAD uma proposta de política institucional de subsídio da taxa de inscrição pela Unespar de ao menos 60%, o que corresponderia atualmente o valor de R$ 50.