Campanha contra a Dengue
A DENGUE ESTÁ AVANÇANDO, É HORA DE FAZER SUA PARTE!
Dicas para evitar a doença:
- NÃO DEIXE ÁGUA PARADA: Destruir os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve. Evite sua procriação.
- LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA: Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico.
- VASILHAS PARA ANIMAIS: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.
- SUPORTE DE GARRAFÃO DE ÁGUA MINERAL: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.
- PRATINHOS DE VASOS DE PLANTAS: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.
- COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR-CONDICIONADO: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
- PLANTAS QUE ACUMULAM ÁGUA: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.
- BALDES E VASOS DE PLANTAS VAZIOS: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.
- RALOS: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
- GARRAFAS: As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo.
- LAJES: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
- PISCINAS: Mantenha a piscina sempre limpa, mesmo sem uso. Use cloro para tratar a água e filtre periodicamente.
- CALHAS: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.
- OBJETOS D’ÁGUA DECORATIVOS: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.
- CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
- CACOS DE VIDROS NOS MUROS: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.
- TONÉIS E DEPÓSITOS DE ÁGUA: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados uma vez por semana e cobertos com tela.
- LIXO, ENTULHO E PNEUS VELHOS: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.
- OBJETOS QUE ACUMULAM ÁGUA: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue no lixo: tampinha de garrafa, casca de ovos, copos descartáveis e outros.
- FACILITE O CONTROLE DA DOENÇA: Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.
MITOS SOBRE A DENGUE
1. PARA MATAR OS OVOS DO MOSQUITO BASTA SECAR OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARADA.
Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter "vivo" por mais de um ano sem água.
2. TOMAR VITAMINA B AFASTA O MOSQUITO.
Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, não é uma medida eficaz de combate à dengue a ingestão de vitamina B, bem como alho ou cebola (que têm cheiro eliminado pela pele). Tomar vitamina B pode afastar mosquitos, mas isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.
3. BORRA DE CAFÉ NA ÁGUA DAS PLANTAS MATA OS OVOS DO MOSQUITO.
Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas nem sobre a terra no combate ao mosquito. Pelo contrário, já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas para eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso é eficaz contra a dengue.
4. AR-CONDICIONADO E VENTILADORES MATAM O MOSQUITO.
Quando se usa o ar-condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Esses aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento.
5. REPELENTES SÃO FUNDAMENTAIS NO COMBATE À DENGUE.
Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.
6. QUALQUER PICADA DO MOSQUITO TRANSMITE A DOENÇA
Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.
7. AS LARVAS DO MOSQUITO SÓ SE DESENVOLVEM EM ÁGUA LIMPA.
Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.
Mais informações em: https://www.dengue.pr.gov.br/
Imagem: divulgação oficial da campanha do governo do Paraná.