Você está aqui: Página Inicial > ASSUNTOS > Notícias > Cartilha de Prevenção a Violência na Unespar

Cartilha de Prevenção a Violência na Unespar

Quando uma pessoa de nossa comunidade acadêmica sofre violências por homofobia, racismo, etarismo, por sua condição de pessoa com deficiência, entre outras, toda a Universidade é atacada em seus valores.

A naturalização dessas violências não é admissível e seu enfrentamento passa pela educação para o respeito e também pela educação para o exercício de cidadania e garantia dos direitos de cada pessoa.

Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), por meio da Diretoria de Direitos Humanos (DDH), compartilha a cartilha: "Violências na Universidade: prevenção e enfrentamento na Unespar", produzida para a Campanha de Educação em Direitos Humanos: Unespar + inclusiva.

Nesse material há informações importantes sobre o reconhecimento de diferentes tipos de violências e orientações sobre formas de enfrentamento na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e fora dela.

Clique aqui para acessar a cartilha.

Na Unespar, a Propedh, por meio da DDH e dos Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs), ofertam apoio e informação à comunidade acadêmica sobre o encaminhamento institucional e externo para situações de violação de direitos. O CEDH oferta também o apoio emocional a pessoas que vivenciam essas violações por meio do programa CEDH Acolhe.

Acesse os contatos e formas de agendamento nos campi clicando aqui

Não fique calado/a!
Não fique sozinha/o!