Você está aqui: Página Inicial > ASSUNTOS > Notícias > Estudantes de Graduação e Docentes da Unespar receberão bolsas para a participação do Programa Pró-Pet

A Fundação Araucária lançou a Chamada Pública 04/2024 - PROGRAMA DE APOIO À EDUCAÇÃO TUTORIAL PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO (PRÓ-PET).

As sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná receberão recursos da ordem de R$ 5,8 milhões para a criação ou a ampliação dos seus grupos PET (Programa de Educação Tutorial), que são voltados ao fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O anúncio do Programa foi realizado no dia 08 de março, em evento no Anfiteatro Cyro Grossi, na Universidade Estadual de Londrina. O edital da Chamada Pública 04/2024 apresenta as condições de participação e a responsabilidade das Pró-Reitorias de Graduação das IEES no lançamento de editais internos para a seleção das propostas.

O Programa Pró-Pet é financiado com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Fundação Araucária, que prevê investimentos para a manutenção das atividades pelo período de dois anos, podendo ser renovado por mais dois. Cada grupo PET contará com a verba de custeio, um professor tutor e até 12 alunos bolsistas de graduação.

A UNESPAR, que até então não participava de Programas PET, foi contemplada com a criação de 4 (quatro) Grupos PET, podendo envolver até 48 estudantes,  além de tutores para cada grupo, ambos com bolsas para participação no Programa. Cada grupo PET receberá anualmente R$ 8.400,00 para custeio, além de um professor tutor e até 12 estudantes bolsistas, que receberão doze bolsas de R$ 1.875,00 e R$ 700,00, respectivamente.

A Pró-reitora da PROGRAD, Profa. Marlete Schaffrath, participou ativamente da elaboração da proposta que hoje é comemorada pelas universidades estaduais que terão incremento de seus grupos PET, e sobretudo pela Unespar que agora será beneficiada pelo Programa. Para a Profa. Marlete, “o Pró-PET é uma oportunidade de fortalecermos nossos cursos de Graduação, Bacharelados e Licenciaturas, à medida que inserimos estudantes e envolvemos docentes na concepção e no desenvolvimento de atividades que são integradoras do ensino, da pesquisa e da extensão”.

A Diretoria de Projetos e Programas, DPP/PROGRAD, dirigida pela Profa. Maria Ivete Basniak vai agora organizar a dinâmica participação da comunidade acadêmica da Unespar no Pró-PET.