Você está aqui: Página Inicial > ASSUNTOS > Notícias > Reunião em Apucarana com a comunidade acadêmica

Reunião em Apucarana com a comunidade acadêmica

A equipe da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) esteve no campus de Apucarana, na última quarta-feira (23), para dar continuidade ao cronograma de reuniões com a comunidade acadêmica da Unespar. O diálogo com os/as estudantes aconteceu nos turnos de aulas e com agentes e docentes, durante o turno da tarde. O encontro cumpre as recomendações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, para estabelecer diálogo entre as partes.

Durante as reuniões foi possível ouvir as demandas e sugestões que emanam à reitoria, assim como convidar a comunidade acadêmica, para que conheçam os trabalhos que estão em curso, por meio do PDI 2023-2027, que direciona as ações da gestão. Houve um momento importante de escuta das demandas de estudantes, respondendo, em especial, as questões relativas ao Restaurante Universitário (RU) e ao orçamento destinado ao campus, para tanto, foi apresentado um quadro comparativo do orçamento dos anos de 2018 a 2023.

Entre as outras questões pontuadas, encontram-se informações quanto aos fluxos para o atendimento de apoio emocional a estudantes e necessidade de cursos de capacitação para apoio a pessoas com deficiência. Os/As agentes e docentes trouxeram questões sobre infraestrutura e acessibilidade arquitetônica, sobre concurso público e teste seletivo para agentes e docentes.

Para o diretor do campus de Apucarana, Daniel Matheus Gomes, "foi muito importante a visita, primeiro pelos assuntos tratados de significativa importância para todos/as que estão comprometidos/as com a Unespar. A presença da reitora, Salete Machado Sirino, e seus pró-reitores sempre traz uma valorização para todos do nosso campus. É uma prática que vem sendo adotada com sucesso pela reitoria".

Para o diretor do Centro de Área de Ciências Humanas e da Educação, professor José Ricardo dos Santos, “a visita foi altamente produtiva, pois as pró-reitorias fizeram uma prestação de contas e relataram todas as suas atividades. Por sua vez, a reitora propiciou que todos e todas se manifestassem. Desta forma, a reitoria respondeu todas as dúvidas e indagações, principalmente no que tange às implicações do RU, problema estritamente relacionado ao campus. A reitora afirmou, em todos os encontros do dia, que as verbas que o campus tem direito estão à disposição, sendo necessário que a direção de campus tramite o processo licitatório. Tanto reitoria como direção de campus esclareceram, especialmente para estudantes, os esforços que estão sendo realizados para sanar os problemas estruturais do campus”.

Para a pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), Andréa Sério, "a oportunidade de encontro no campus de Apucarana foi muito importante para a aproximação entre a Propedh e a comunidade acadêmica, e evidenciou a força do coletivo da Unespar, representado pela reitoria, as pró-reitorias, a direção do campus, as direções de centros de área e nossos/as estudantes, docentes e agentes universitários/as, que, no cumprimento de seus diferentes papeis, colaboram sobremaneira tanto para as conquistas e avanços alcançados até o momento, quanto para o enfrentamento estratégico de nossos principais desafios".

Estiveram presentes: a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; o pró-reitor da PRPPG, Carlos Alexandre Molena; a pró-reitora da Proec, Rosimeire Darc Cardoso; a pró-reitora da Propedh, Andrea Serio; as diretoras de Assuntos Estudantis (DAE), Analéia Domingues, e de Direitos Humanos (DDH), Fabiane Freire França, também da Propedh; o diretor de Registros Acadêmicos (DRA), Ericson Raine Prust, a diretora de Programas e Projetos, Maria Ivete Basniak e o diretor de Ensino, Marcos Dorigão, representando a Prograd; a chefe de gabinete da reitoria, Ivone Ceccato; a assessora de gabinete, Glaucia Regina Barros Orlandine; o diretor e o vice-diretor do campus de Apucarana, professor Daniel Fernando Matheus Gomes e professor Leonardo Fávero Sartori, respectivamente; o diretor do Centro de Área de Ciências Sociais Aplicadas, professor Pedro Alexandre Gomes e o diretor do Centro de Área de Ciências Humanas e da Educação, professor José Ricardo dos Santos.

O encontro que aconteceu no campus de Apucarana, também já havia acontecido no campus de Campo Mourão no dia 21 de agosto. O cronograma de reuniões segue acontecendo em todos os campi da Unespar, durante esse semestre.