Você está aqui: Página Inicial > ASSUNTOS > Notícias > Vagas Sisu 2024

Vagas Sisu 2024

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aderiu à edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e vai disponibilizar 1117 vagas, distribuídas em 78 cursos, nos sete campi da instituição. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/sisuentre 22 e 25 de janeiro. 

REQUISITOS - Estarão aptos a se inscrever candidatos que tenham participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação, além de não terem participado da prova na condição de "treineiro", isto é, de postulante que só tenham realizado o exame para treinar e/ou ganhar experiência. O candidato deverá escolher duas opções de vaga disponíveis. 

MUDANÇA - Pela primeira vez, o Sisu vai ser realizado em uma única oportunidade. Antes, ocorria duas vezes ao ano, abrangendo cada um dos semestres. Na atualos aprovados serão distribuídos por período letivo de acordo com a nota e a disponibilidade de vagas de cada instituição participante, sem possibilidade de escolha.  

COTAS – A edição 2024 do Sisu já inclui as alterações estabelecidas pela Lei de Cotas (14.723, de novembro de 2023), que prevê que todos os participantes inscritos no Sisu serão inicialmente classificados de acordo com seu desempenho no Enem, sob a modalidade de ampla concorrência. Posteriormente, está prevista a aplicação das reservas de vagas determinadas pela Lei de Cotas e políticas de ações afirmativas adotadas pelas instituições de ensino. Do total ofertado, metade será reservada a candidatos que se enquadrem naquelas destinadas a ações afirmativas, divididas em três grupos: estudantes em geral (25%) e pretos e pardos (20%) que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e pessoas com deficiência (5%), independentemente do itinerário – público ou privado – de formação.  

RESULTADO - A lista dos aprovados na chamada regular será publicada no mesmo endereço eletrônico da inscrição em 30 de janeiro, com matrículas entre 1 e 7 de fevereiro. Já a de espera para vagas não preenchidas na primeira chamada será formada a partir da manifestação de interesse dos candidatos para apenas um dos cursos escolhidos no ato da inscrição, a ser informada entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro na página do Sisu. Neste caso, a Unespar publicará no site da instituição, em momento oportuno, a lista de espera, por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência, estipulando, em edital futuro, procedimentos para preenchimento dessas vagas.  

Para maiores informações sobre o Sisu 2024, acesse, abaixo, o edital de seleção e a página da Unespar com as informações específicas da instituição: