Você está aqui: Página Inicial > ASSUNTOS > Notícias > Reunião com o Conselho Nacional de Educação

Reunião com o Conselho Nacional de Educação

Na tarde da segunda-feira, dia 17/07, uma equipe da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) compareceu no Conselho Estadual de Educação, atendendo a um convite da Câmara de Ensino Superior, a fim de conhecer o funcionamento das universidades estaduais, visto que os processos dos cursos passam por esse Conselho para deliberação.

A Unespar foi recepcionada pelo presidente do Conselho, João Carlos Gomes, e pela presidente da Câmara de Ensino Superior, Fátima Paduan, que conduziram a reunião que também contou com a participação do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, que ocupou assento como suplente.

Compareceram à reunião acompanhando a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, o pró-reitor em exercício da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), Antônio Marcos Dorigão, o diretor de Registros Acadêmicos, Ericson Prust, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Carlos Alexandre Molena Fernandes, a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, e a pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), Andrea Sério Bertoldi.

A apresentação da Unespar contemplou as realizações da Universidade com destaque para as ações efetivas da gestão atual, em relação a cada pró-reitoria e a gestão superior, demonstrando as conquistas e os desafios que ainda precisam ser vencidos nos próximos anos.

Para a pró-reitora da Propedh, Andréa Sério, "a aproximação com o Conselho Estadual de Educação é uma oportunidade para aprofundarmos a discussão e colaboração mútua frente a questões importantes para o Ensino Superior Público, tais como, os desafios da formação de professores para a Educação Básica, a permanência de estudantes trabalhadores e a garantia de equidade educacional de grupos sociais vulneráveis”.

Para o pró-reitor da PRPPG, Carlos Molena, a reunião foi uma oportunidade importante para demonstrarmos a expansão da pós-graduação, a consolidação do programa de iniciação científica e o amadurecimento do corpo docente em relação à pesquisa, inovação e tecnologia.

A pró-reitora da Proec, Rosimeiri Darc Cardoso, considera a aproximação importante, em especial no que se refere à Curricularização da Extensão que envolve alterações nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, os quais são avaliados pelo Conselho Estadual de Educação. Além disso, ficou claro para os conselheiros que a Unespar já avançou em seus 10 anos de existência, mas tem clareza sobre os desafios que ainda estão por cumprir.

O pró-reitor em exercício da Prograd, Antônio Marcos Dorigão, e o diretor de Registros Acadêmicos, Ericson Raine Prust, apresentaram os dados relativos ao ingresso e matrículas de estudantes de graduação e sobre os processos de implantação, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos. Para o pró-reitor: "a iniciativa do Conselho permite um diálogo entre a Unespar e os membros da Câmara de Ensino Superior, facilitando o entendimento dos processos e procedimentos relativos à estrutura da instituição, os regulamentos e as práticas e metodologias pedagógicas adotadas no cotidiano".

A reitora Salete Machado Sirino considerou que as apresentações buscaram demonstrar como a gestão da Unespar, a 3ª universidade do estado em número de estudantes, tem se voltado ao atendimento das demandas necessárias ao planejamento das ações relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, da defesa das(os) docentes e agentes universitários(as), da aplicação dos recursos considerando as urgências e as necessidades dos sete campi e dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela Unespar. Na finalização da apresentação, a reitora destacou a importância das ações desenvolvidas, além de sinalizar as propostas em andamento que visam qualificar as atividades em curso.