Vestibular 2024: Convocação para matrícula 1ª chamada
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebe, entre os dias 6 e 7 dezembro, a documentação para solicitação exclusivamente on-line de matrícula dos aprovados no vestibular 2024 da instituição.
Destinada aos selecionados no limite de vagas da primeira chamada do concurso, a matrícula poderá ser realizada no endereço unespar.edu.br/matriculas, mais especificamente na coluna direita do site - link VESTIBULAR 2023/2024 - EFETIVE SUA MATRÍCULA - 1ª CHAMADA (DIAS 06 E 07/12/2023) - e na seção “Documentos necessários para a efetivação da solicitação de matrícula”. Logo abaixo desta área, a a Diretoria de Registros Acadêmicos (DRA) da Unespar disponibilizou dois tutoriais, hospedados no YouTtube, sendo um em libras, de forma a auxiliar no processo.
Os candidatos aprovados no vestibular deverão preencher o requerimento de matrícula e anexar separadamente a seguinte documentação original digitalizada no formato .pdf:
- Requerimento on-line de matrícula (inserido automaticamente no sistema após o preenchimento pelo candidato);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Cédula de identidade civil (RG) ou da carteira modelo 19, em se tratando de estrangeiro, (frente e verso, como o original), numa única peça;
- CPF;
- Documento militar ou certificado de dispensa militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino);
- Título de eleitor (para maiores de 18 anos);
- Histórico escolar do ensino médio, contendo a certificação de conclusão.
Os aprovados que ainda não portarem o histórico poderão submeter ao site declaração ou certidão de conclusão assinada e carimbada pela autoridade escolar. Neste caso, a matrícula será condicional – sem registro efetivado – até a entrega do histórico, no prazo impreterível de 30 dias.
Já os candidatos estudantes do último ano do ensino médio que não possuírem quaisquer dos documentos comprobatórios de conclusão do curso supracitados, deverão enviar declaração ou certidão de provável conclusão. Neste caso, o documento deverá conter a data prevista do término igualmente assinada e carimbada por autoridade escolar, tornando, também nesse caso, a matrícula condicional até a entrega da via do histórico impreterivelmente em 30 dias.
No caso dos aprovados por cotas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, documentos específicos deverão se juntar à lista de ampla concorrência. Será necessário enviar ao site declarações assinadas que atestem terem cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e que informem que o candidato não tenha concluído curso de graduação. No que diz respeito especificamente aos aprovados pretos e pardos, deverão ser anexados os mesmos documentos somados à autodeclaração étnico-racial, devidamente assinada. Também é necessário que o candidato selecionado tenha participado da banca de heteroidentificação para a validação da autodeclaração étnico-racial, sob pena de ser colocado na lista de ampla concorrência, caso não tenha comparecido ou sido reprovado.
Os aprovados por meio da reserva de vagas para candidatos com deficiência deverão submeter ao site a autodeclaração de pessoa com deficiência e a declaração de que não possui curso de graduação concluído, devidamente assinados, além do laudo médico para comprovação da condição de pessoa com deficiência para ingresso nos cursos de graduação da Unespar.
Requerentes brasileiros ou estrangeiros que tenham cursado o ensino médio no exterior deverão apresentar declaração de equivalência de estudos fornecida pelo órgão credenciado no Brasil.
Também é importante lembrar que a Unespar não se responsabiliza por quaisquer problemas no acesso à internet dos candidatos aprovados bem como nos dispositivos utilizados para a efetivação da solicitação da matrícula, além de erros cometidos na digitalização dos documentos e no momento da submissão ao site da Universidade.
Mais informações podem ser obtidas no edital de convocação (nº 88/2023) da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd):